O impacto de mercado é a alteração no processo de formação do preço gerada pela submissão de uma ordem de compra ou venda. A execução de um grande lote é uma operação que tipicamente movimenta o preço na direção desfavorável à operação, baixando o preço na execução de uma ordem de venda e aumentando o preço na execução de uma ordem de compra. Ter um modelo sobre o impacto de mercado é, portanto fundamental para a calibração de uma estratégia de execução que busque minimizar o custo de execução. Neste trabalho, foram estudados modelos econométricos de impacto de preço que relacionam a variação do preço com a variação da demanda e da oferta no livro de ordens. Mais especificamente, foi aplicado o modelo proposto por Cont et al. ao mercado brasileiro. Os resultados das analises, de acordo com a literatura, mostram que a variável dada pelo fluxo liquido de ordens é uma boa variável explicativa para as mudanças de preço em alta frequência. O coeficiente de impacto de preço foi estimado em diferentes períodos do dia, com isso foi observado uma grande variabilidade intra-diária. Também, foi feita uma analise econométrica na serie temporal deste parâmetro, o que mostrou evidências de autocorrelação e sazonalidade. Um modelo SARIMA foi calibrado na série deste coeficiente mostrando-se coerente para capturar a variabilidade intra-diária do impacto no preço. O resultado deste trabalho sugere que assumir o impacto de preço constante durante o dia pode afetar negativamente a performance de estratégias de execução. Além disso, foi apresentada uma estratégia de execução ótima que incorpora esta dinâmica intra-diária.