Preprint B79/2016
Apreçamento de Spread Options no Mercado de Commodities
Lucas Matias de Souza Barcellos
Keywords: Commodities | modelo de Schwartz-Smith | filtro de Kalman | spread options

Neste trabalho, realizou-se o apreçamento de processing spread options WTI x BRENT. Para estimar os preços dessas spread options, o apreçamento das commodities envolvidas foi realizado utilizando o modelo de Schwartz-Smith, que leva em consideração dois fatores de influência: reversão à média dos preços no curto prazo e incerteza no nível de equilíbrio para o qual ocorre a reversão dos preços.

Esse modelo foi calibrado a partir de dados históricos, utilizando a técnica filtro de Kalman, mesma técnica utilizada por Schwartz & Smith (2000). Como base de dados, foram utilizadas observações semanais de preços de contratos futuros das commodities WTI e BRENT, com maturidades de 1, 5, 9, 13 e 17 meses, no período de 02/01/2009 a 09/08/2013.

O cálculo dos preços de spread options foi realizado utilizando o Método de Monte Carlo. Para isso, foi necessário estimar os preços dos contratos futuros de WTI e de BRENT subjacentes e considerar a correlação entre essas commodities.

Conclui-se que o método, suportado pela literatura, deve ser utilizado com cuidado, tendo em vista os erros encontrados. Deve-se salientar, no entanto, que esse método produziu, na maioria das vezes, erros aceitáveis, dadas as variações de preços das commodities WTI e BRENT observadas nos períodos analisados.